Jogos Brasileiros que talvez você não conheça

Outlive:

Outlive, jogo brasileiro
Outlive foi lançado em 2001, ainda a tempo de ler notícias sobre o jogo nas clássicas revistas de informática. As propagandas chamavam atenção para o fato de que o jogo era uma produção brasileira, o que era algo raro pra nós gamers na época.
Trata-se de um jogo de estratégia em tempo real com gameplay muito similar à série Command & Conquer, com uma interface emprestada de Starcraft e uma história que se assemelha bastante a de Total Annihilation. No jogo você controla uma facção de seres geneticamente modificados ou robôs na disputa por recursos ao redor do sistema solar.
Assista à (longa) apresentação do jogo aí abaixo:

Para a época, os gráficos não estavam tão maus assim – apesar de que o jogo tinha um jeitão bem genérico. Mesmo assim, Outlive merece o mérito de ter sido bom o bastante pra ser lançado nos EUA pela Take Two Interactive – a mesma turma responsável pela série GTA.

Show do Milhão:

Baseado na popular versão brasileira do programa de TV norte-americano Who Wants To Be a Millionaire, o Show do Milhão era um jogo de perguntas e respostas originalmente criado para o Mega Drive. Produzido pela Tec Toy e lançado – por motivos óbvios – apenas no Brasil, o jogo tinha um som surpreendente (considerando que era pra um console de 16 bits àquela altura bastante defasado), confira logo abaixo.

Enquanto que o som era decente, a direção artística do jogo – se é que se pode chamar assim -, vai na direção contrária: é uma lástima. Mas ele chegou a ser vendido junto com uma versão do Mega Drive, o Super Mega Drive 3, então teve alguma relevância no país.

Mônica no Castelo do Dragão:

Apesar de no nome constar algo genuinamente brasileiro, esse aqui quase merece uma categoria a parte; ele simultaneamente é e não é brasileiro.
O jogo de Master System que nós conhecemos como Mônica no Castelo do Dragão tinha outro nome nos EUA: Wonder Boy in Monster Land, e foi criado originalmente para fliperamas, mas também teve versões pra Master System. A versão que substitui oWonder Boy pela Mônica é na verdade um romhack autorizado pela Sega – um caso raro, aliás -, aparentemente para que Tec Toy não tivesse que desenvolver um jogo inteiro do nada com a personagem das infâncias tupiniquins. Veja abaixo um vídeo do gameplay do jogo.

Vou omitir piadas sobre o famoso “jeitinho brasileiro” e deixarei que vocês mesmos as façam mentalmente.

Incidente em Varginha:

Um pouco de história: em 1996, na cidade de Varginha-MG, três crianças alegaram ter visto uma criatura estranha que eles julgaram ser um alienígena. Sabe-se lá porquê, a Globo veiculou a história no Fantástico (com aquela música assustadora peculiar de matérias sobre extraterrestes) e pronto – um fenômeno cultural havia nascido. A expressão “ET de Varginha” permaneceu no vernáculo popular brasileiro por vários anos até.
Dois anos após o evento, o jogo Incidente de Varginha foi lançado. Eu estava assistindo aqui o gameplay do jogo, por alguns momentos pensando “ahh, até que não era tão ruim assim praquela época”. E aí eu lembrei que 1998 foi também o ano de lançamento de Half Life – o que torna esse FPS com modelos de personagens feitos com sprites bidimensionais um pouco mais difícil de engolir. Assista por sua própria conta e risco.

Noite Animal:

Noite Animal era um jogo de aventura no estilo point and click e que tinha a turma do Casseta e Planeta como personagens principais. O jogo tinha vários elementos diferentes de gameplay – haviam diversos minigames (lembro de um em que você tinha que disparar objetos fálicos alados em meninas), um trecho de FPS, e até um estágio de luta.
Se não me falha a memória, a história central era a aventura de um garoto tentando achar uma festa e pegar a mulherada. Ao longo do jogo ele esbarrava com diversos membros da trupe humorística interpretando papéis absurdos. Noite Animal era uma bagunça incrível e parte da graça da coisa era a extrema tosquice do jogo. Acompanhe o trailer:

Eu adoraria jogar esta maravilhosa porcaria novamente; infelizmente, o jogo parece ter se perdido no tempo. É impossível achar uma cópia funcional.

Taikodom:

Para que ninguém possa dizer que nossos dias de produção de games vivem apenas no passado, temos atualmente o Taikodom, um MMORPG de exploração e combate espacial nos moldes do conhecido Eve Online. O jogo usa o formato freemium, ou seja, você pode joga-lo de graça, gastando dinheiro em micro-transações se quiser.
De acordo com a produtora, Taikodom levou 4 anos pra ficar pronto e R$ 15 milhões de reais em investimentos, tornando-se assim o mais ambicioso game nacional. E vendo imagens do gameplay de Taikodom, não dá para discutir:

O visual parece interessante, mas eu tenho um certo trauma desse gênero de jogo. Assisti um amigo meu jogando Eve Online e parecia que ele estava trabalhando numa planilha de Excel com fundo preto.

Bom, pelo menos é melhor do que o Incidente em Varginha.