The Last Door (PC)

“Videte ne quis sciat”, foi a frase em latim utilizada pelo estúdio indie espanhol The Game Kitchenpara desenvolver a história de The Last Door, jogo de terror psicológico point-and-click com gráficos retrô. O projeto foi kickstartado no dia 21 de Dezembro de 2012 como um jogo em Flash gratuito, como uma história de mistério influencida por contos lovecraftianos.
Após o lançamento do capítulo piloto no dia 31 de Março de 2013, os outros três capítulos da primeira temporada foram financiados pela comunidade, permitindo jogar gratuitamente até o 3º episódio no próprio site do jogo. No dia 20 de Maio, em parceria com a Phoenix Online Studios, o jogo foi lançado na sua edição de colecionador para PC, Mac e Linux, adicionando conteúdo extra, gráficos atualizados e trilha sonora remasterizada. Mas será que essa edição especial entrega o suficiente por uma versão paga de um jogo gratuito?
The Last Door: Collector's Edition (2014) Fog
Devitt chegerá ao seu destino?
Londres, 1891, Jeremiah Devitt recebe uma carta de seu amigo de infância Anthony Beechworth. Nela continha apenas uma frase em latim, um lema de uma espécia de grupo secreto de ciências e filosofia que criaram durante o internato. Devitt interpreta como um aviso sobre algo muito grave que devia ter acontecido, e ao mesmo tempo precisava ser mantido em absoluto sigilo. Ele prontamente parte para o endereço de onde a carta foi enviada, sem fazer ideia dos mistérios e horrores que o aguardavam.
O jogo é dividido em capítulos que se passam em diferentes locais e épocas da história, adicionando também cenas interativas que revelam pequenas informações sobre a trama. A edição de colecionar possui outros quatro mini-episódios que adicionam elementos à história principal, e também dão dicas sobre a próxima temporada. A evolução do jogo acompanha a busca pelo passado e pela verdade, intercalando momentos de paranóia e lucidez do personagem principal. Cada capítulo possui revelações, viradas e um climax muito bem construído, que as vezes confundem e outras vezes respondem, e em todas as vezes criam a expectativa necessária para deixar o jogador querendo mais.
The Last Door: Collector's Edition (2014) Pray
Definitivamente, este não é o meu quarto.
Fiel ao estilo point-and-click com pegada minimalista , você só precisará do botão esquerdo do mouse para se movimentar e interagir com objetos, cenários e personagens, sem a necessidade de ações específicas como “abrir”, “empurrar” ou “falar”, comuns nos jogos do gênero. O inventário também é reduzido, armazenando visualmente os itens coletados, assim como a lupa utilizada para inspecionar elementos. Se por um lado é difícil as vezes distinguir um objeto por sua baixa resolução, as ricas descrições ligam cada item a sua origem ou ao seu propósito. A área de interação em cada elemento é maior que o próprio, adicionando pontos na jogabilidade e exploração dos cenários.
Apesar de assumir um visual pixelado semelhante ao Atari, a paleta de cores utilizada extrapolam os limites do estilo retrõ, deixando de lado a coloração 8 bits e investindo no degradê, diferentes temperaturas e contrastes, que contribuem para dar o tom a história. A movimentação e animações são bem fluidas, mudando sua velocidade conforme a situação necessita, como a lentidão ao explorar o escuro. Em pouco tempo o jogador começa abstrair a falta dos detalhes desse estilo, dando muito mais atenção às descrições, diálogos, trilha sonora e sonoplastia, elementos que deixam o jogo muito “vivo” e criam um verdadeiro sentimento de  imersão ao jogador.
The Last Door: Collector's Edition (2014) Boardschool
Vem cá, vou estreiar seu tênis novo.
Alias, se existe um elemento que se destaca do início ao fim da aventura, é a trilha sonora criada por Carlos Viola. O desenrolar da história é marcada por composições simples e memoráveis, suficientes para entregar o sentimento de urgência, revelação, lamento e mistério ao jogo. Com a ausência de falas e poucos detalhes visuais, a percepção das músicas e da sonoplastia é amplificada, e entregue magistralmente junto com o silêncio que precede alguns dos principais acontecimentos. A versão de colecionador adiciona qualidade e riqueza nesses detalhes sonoros.
The Last Door: Collector’s Edition é relativamente curto, e em algums momentos pode trazer uma sensação de série interativa, pois os quebra-cabeças não tem o propósito de te desafiar, e sim ajudar a contar a história. Existem também segredos que precisam de situações específicas, convidando você a revisitar atrás de novas pistas, e mesmo que termine o jogo algumas vezes, todas elas te preparam para os acontecimentos da segunda temporada, que tem estréia prevista para o verão americano de 2014, emplacando o 5º episódio seguido financiado pelos fãs da série.
The Last Door: Collector's Edition (2014) Exploration
Vai demorar muito para inventarem a lanterna, certo?

PRÓS:

  • Ótima Evolução da História
  • Trilha Sonora Impecável
  • Puzzles Relevantes a Trama
  • Comunidade Suportiva

Contras:

  • Jogo Relativamente Curto
  • Certos Objetos Mal Representados




TRAILER DO JOGO EM PT-BR:


Link pra você ou jogar online ou baixar cada episodio que lança dele>>>>>thelastdoor.com