A
história começa quando o Prof.Edward Roivas encontra um livro chamado
“Tome of Darkness” cujo possuía misteriosos segredos sobre seus
antepassados e um misterioso poder que pode mudar o destino da
humanidade, sendo assim o mesmo morre por estranhos guardiões que
protegiam o livro.
Após
estes eventos sua neta Alexandra Roivas começa a investigar o conteúdo
do livro fazendo-a descobrir a história de seus antepassado e a partir
daí que o pesadelo começa. A parte de jogabilidade é bem derivada de
Alone in the Dark e seu discípulo Resident Evil, porém a grande inovação
é o medidor de sanidade de seu personagem, um medidor que deve
permanecer baixo se não eventos estranhos começam a ocorrer.
No game
você tem oito personagens diferentes da família Roivas e cada um é em um
cenário diferente e possui habilidades, itens, puzzles e desafios
diferentes, sendo um game bastante diversificado e atrativo.
No quesito
terror que o jogo apresenta os moldes de Silent Hill com as pegadas de
terror psicológico, porém o lance da sanidade é o grande trunfo do game
sendo assim o jogo é totalmente recomendado para quem gosta do gênero.
Os quebra cabeças do jogo são por muitas vezes mais trabalhado do que os
que vimos em jogos como Resident Evil e Silent Hill e por muitas vezes o
jogo tem um tema mais macabro do que ambos.
O
sistema de batalha é simples, porém muito eficiente como você controla
diferentes personagens de várias épocas, muitas vezes você tem uma
espada como arma e tal item na hora de luta tem que ser utilizado de
forma bastante estratégica como, por exemplo, em lugares fechado a
espada pode bater na parede na hora de luta e atrapalhar seu golpe cujo
pode ser o definitivo para se ganhar uma batalha. Por falar em batalhas,
é difícil não mencionar os inimigos um mais trabalhado que o outro ,
destaque para uma espécie de escorpião que é cego e te rastreia pelo som
e ao chegar perto da criatura a mesma lhe transporta para um mundo
paralelo.
Há um
sistema de magia bastante trabalhado no game que permite ao jogador
criar encantos próprios com elementos básicos da natureza. Além de
auxiliar bastante nas batalhas as magias dão uma experiência mais
aprofundada no game.
A parte
gráfica do game é bem antiguinha mesmo, claro se tratando de um game de
2002 o que esperar? Porém tal quesito é bastante atrativo sem nenhum
defeito, com cenários bem trabalhados e um designer bastante nítido que
para a época foi uma boa sacada. A parte de som do game é uma obra prima
com dublagens bem feitas e temas que envolvem o personagem em ambientes
muito sombrios.
Foi
anunciado por Denis Dyack criado do game Eternal Darkness e Too Human
para 360 que o game iria receber uma continuação porém até os dias
atuais nunca mais se ouviu falar deste assunto.
Recepçao: Em
2002 quando o game veio ao mundo quase ninguém se interessava, porém a
crítica não achou o game ruim, o game ganhou notas bastante conceituadas
e após isso teve uma margem de vendas bastante agradável. Análises de
críticas da época: