No Japão, Super Mario World também é conhecido como Super Mario Bros. 4 e foi um dos jogos de lançamento para o sistema Super Famicom, junto a F-Zero.
O jogo foi relançado duas vezes, a primeira para Game Boy Advance com jogabilidade modificada (com a diferenciação real entre o Mario e o Luigi), em Super Mario World: Super Mario Advance 2. O segundo relançamento foi para o sistema Virtual Console do Wii na América do Norte em 2007, desta vez não havendo mudança alguma da versão original para SNES.
Super Mario World possui uma sequência, Super Mario World 2: Yoshi's Island, que é ambientada no mesmo lugar com uma jogabilidade similar à de seu antecessor. Entretanto, ao invés de tomar palco após os eventos de Super Mario World, a história de Yoshi's Island aconteceu muitos anos antes dele, quando Mario era ainda um bebê.
Historía:Mario, Luigi e a Princesa Toadstool foram tirar férias na Ilha dos Dinossauros. Mas, durante as férias, Bowser rapta a amável Princesa! Ele também se apodera da Ilha dos Dinossauros, e aprisiona seus habitantes em ovos mágicos, entregando-os aos seus sete capangas! Mario e Luigi enfrentam desafios por 7 regiões diferentes, até enfim derrotar mais uma vez o terrível Bowser e salvar a Princesa e os habitantes da Ilha dos Dinossauros.
Características do jogo:
O jogo pode ser jogado com dois jogadores: em uma rodada, o jogador 1 controla Mario e na outra rodada o jogador 2 controla Luigi (na versão para o Game Boy Advance, pode ser escolhido um dos dois personagens sem ficar esperando por turnos).
A trilha sonora do jogo foi composta por Kōji Kondō, e todos os cenários possíveis de se jogar com Yoshi tinham uma composição dual, ou seja, um tema simples (quando o protagonista não se encontrava montado no Yoshi) ou também o tema simples somado de uma Leitmotiv criada em percussão (quando o protagonista se encontrava montado no Yoshi).
O jogo é dividido em diferentes mapas, que contêm vários níveis. Ao contrário do que aconteceu em Super Mario Bros. 3, o mapa é um território único, embora com diferentes tipos de paisagens.
A imagem do mapa apresenta uma vasta rede de caminhos, onde Mario poderá andar sobre eles para poder entrar nos níveis. Existem também caminhos ocultos (ou secretos) que devem ser habilitados coletando uma chave nos níveis onde existe uma bolinha vermelha na imagem do mapa.
Objetivos:
O objetivo geral consiste em explorar as 9 regiões e encontrar todas as 96 saídas existentes, resgatando a Princesa das garras de Bowser e libertando os sete Yoshis cativos nos ovos. Entretanto, desafios mais amplos podem se tornar suas metas conforme o jogo progride.
Também é relevante encontrar os quatro Palácios do Interruptor ( ! amarelos, azuis, vermelhos e verdes) para tornar a jornada mais fácil, assim também como as regiões secretas como a Star World (Mundo da Estrela, em português), que auxilia seu transporte em atalhos estratégicos espalhados por todo o mapa e a região Special (Especial), uma coletânea de testes difíceis envolvendo todas as características de jogabilidade trazidas pelo jogo.
Outras áreas secretas como Lago da Soda e Área Super Secreta, além das Casas Fantasmas escondidas, também podem ser descobertas ao longo do jogo.
Regiões:
- Yoshi's Island (Ilha do Yoshi): Uma pequena ilha onde vivem os Yoshis. Seu chefe é Iggy Koopa.
- Planícies da Rosquinha: Um planalto que possui esse nome por ter a forma de uma rosquinha. Seu chefe é Morton Koopa Jr.
- Vanilla Dome (Caverna da Baunilha): Possui esse nome por se situar numa caverna com um teto abobadado. Seu chefe é Lemmy Koopa.
- Área das Pontes Gêmeas: Duas pontes encontradas logo depois da Cúpula da Baunilha. As pontes são constituídas pela Ponte do Queijo e a Ponte da Manteiga. Logo depois da Ponte do Queijo há a Montanha do Biscoito, onde no topo está o chefe, Ludwig von Koopa. Também abaixo das pontes há um lago de Soda.
- Florest Of Illusion (Floresta da Ilusão): Uma gigantesca floresta que engana quem passa com ilusões de árvores. Seu chefe é Roy Koopa.
- Chocolate Island (Ilha do Chocolate): Uma ilha montanhosa e de terreno marrom (por isso o nome "Chocolate"). Nas proximidades há também um navio naufragado. Seu chefe é Wendy O. Koopa.
- Valley Of Bowser (Vale do Bowser): região situada num vale dentro de uma enorme gruta que tem o formato da cabeça de Bowser. Seus chefes são Larry Koopa e o próprio Bowser.
- Star World (Caminho da Estrela): Acessível através das Star Road (Estradas da Estrela) pelo jogo todo, é situado numa enorme montanha com o formato de uma estrela.
- Região Special (Especial): Localizada num plano celeste, possui várias estrelas que formam a palavra "SPECIAL" ("ESPECIAL") e um símbolo do Super Famicom. Todas as suas fases possuem nomes de gírias de surfista, traduzidos para português como "Nodoso", "Tubular", "Legal", "Fantástico", "Ondulado", "Mondo", "Ultrajante" e "Bacana". Ao ser completado, as cores dos mapas mudarão, assim como alguns inimigos. Nessa região há também um remix da música do Super Mario Bros. original.
Mario enfrenta, como já é hábito, todo o exército que está a serviço de Bowser, incluindo seus sete filhos de então.
- Koopa Troopa:
se Mario pular sobre elas, serão jogadas para fora do seu casco, que
podem ser usados como arma. Também podem voar em asas acopladas em seus
cascos (Para-troopa). Se forem comidas por Yoshi, dá-lhe um poder especial, dependendo da cor do casco:
- Vermelho: Dá a Yoshi a habilidade de "cuspir" fogo.
- Amarelo: Faz com que Yoshi crie um terremoto ao cair no chão (depois de um pulo).
- Roxo: Dá a Yoshi a capacidade de voar.
- Verde: Ele cospe o casco (sem efeito especial).
- Colorido: Todos os poderes ao mesmo tempo.
- Super Koopa: podem voar em uma grande velocidade e alguns (aqueles com intermitência invisível), se forem afetados, emitem uma Pena Capa.
- Magikoopa: feiticeiros Koopa que transformam blocos em inimigos e podem desaparecer rapidamente.
- Goomba: aparecem muito raramente e de uma forma simples. O salto não é suficiente para derrotá-los, mas o inverte, uma vez que eles ficam de ponta-cabeça. Também podem ser usados como arma, lançando-as contra outros inimigos. Os que tem asas e usam paraquedas se chamam Para-Goombas.
- Dry Bones: Koopa Esqueleto que aparecem nos vários castelos. Se Mario pular sobre eles, se regeneram e são imunes às bolas de fogo. Alguns arremessam ossos.
- Lakitu: lançam Spiny em seu casco pela sua nuvem ou pelos canos.
- Spiny: pequenos besouros com espinhos em sua parte superior. Mario, não montado em Yoshi, perde energia ao pular sobre eles. Podem ser liquidados com a bola de fogo, a capa de voo ou arremessando cascos ou blocos.
- Amazing Flyin' Hammer Bro.: arremessa martelos ficando em cima de blocos voadores. Para tirá-lo deles, bata em baixo do blocos, ou em sua cabeça.
- Sumo Bro.: ao bater o pé, cria um relâmpago fazendo surgir um mar de chamas.
- Jumping Piranha Plant: são plantas que saem de canos. Algumas soltam pequenas bolas de fogo, pulam só para cima e não seguem o personagem.
- Rex: esse dinossauro é um dos primeiros inimigos do jogo. Só é derrotado ao pular duas vezes em sua cabeça.
- Wiggler uma lagarta calma que fica zangada ao pular sobre ela.
- Thwomp: uma criatura de pedra que guarda os castelos e fortalezas esmagando quem estiver por perto. Alguns podem ser menores que pulam de um lado para outro (Thwimp).
- Bob-omb: bombas vivas que explodem depois de um certo tempo espalhando estrelas. Algumas caem de paraquedas (Para-bob-omb).
- Bullet Bill: pequenos mísseis que andam em plena velocidade. Sua sub-espécie e maior (Banzai Bill).
- Monty Mole: podem aparecer repentinamente do chão. Sua sub-espécie é grande (Mega Mole) e o jogador pode subir nela, sem matá-la.
- Boos: são os fantasmas que aparecem nas fases de casa assombrada. tem sua sub-espécie grande (Big Boo), Boos em grupo (Boo Buddies), fantasmas que flutuam em linha reta sozinhos ou em grupo tendo uma sequência de movimentos (Eerie), Boos que se transformam em blocos (Boo Buddy Block), Boo que segura uma vara de pesca com uma bola de fogo (Fishin' Boo), Boo Buddies em círculo (Circling Boo Buddies) e Boo Buddies em fila (Boo Buddy Snake).
- Podoboos: Bolas de fogo que pulam de baixo para cima e depois caem, fazendo isso inúmeras vezes.
- Mecha Koopas: Mini-robôs Koopas em que o personagem pode pisar e lançar.
- Iggy Koopa: lançam bolas de fogo, e nenhum ataque do Mario pode feri-lo, ele está em cima de uma plataforma de lava, assim precisa jogá-lo para fora dela, é o primeiro dos 7 Koopalings. O jogador pode matar as bolas de fogo escorregando a plataforma e caindo sobre ela.
- Morton Koopa Jr.: escala paredes de seu quarto e cai sobre Mario, é o segundo dos Koopalings. Para derrotá-lo, basta o jogador pular três vezes sobre sua cabeça.
- Lemmy Koopa: ele não ataca diretamente, sai de canos com outros dois falsos em seu quarto, é o terceiro dos Koopalings. Não adianta pular nos falsos para derrotá-lo, tem que ser pulando no original.
- Ludwig Von Koopa: ele cospe bolas de fogo deslizando em torno de seu escudo de espinhos e ocasionalmente, fazendo saltos enormes, é o quarto dos Koopalings.
- Roy Koopa: assim como o de Morton Koopa Jr, ele escala as paredes e cai sobre o jogador, mas as paredes laterais vão se aproximando aos poucos, só que não matam. É o quinto dos Koopalings.
- Wendy koopa: ela utiliza o ataque igual ao de Lemmy, mas existem dois Podoboos em seu quarto, e é a sexta dos Koopalings.
- Larry Koopa: assim como Iggy, fica em uma plataforma, mas pode lançar mais de uma bola por vez, e existem três Podoboos na plataforma, ele é o sétimo e o último dos Koopalings.
- Bowser: o eterno inimigo de Mario, o último e mais forte. Em Super Mario World, ele voa sobre Mario usando sua Koopa Clown Car, jogando Mechas Koopas e fogos sobre Mario, e depois de um tempo, faz inúmeras tentativas de esmagar Mario com a Koopa Clown Car, ele também joga bolas enormes sobre o jogador. Peach está com ele aprisionado em sua estranha nave, e joga itens para auxiliar o jogador.