Quake(PC)

Quake é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa, criado pela Id Software e lançado em 1996. Foi criado após a bem sucedida franquia de Doom, tendo sido bem recebido pelo público e crítica, levando às continuações Quake II, Quake III Arena, Quake 4 e Enemy Territory: Quake Wars, com a série Quake vendendo 4 milhões de cópias.
O jogo tem modo tanto individual, com 28 fases divididas em 4 episódios, como "multiplayer", tanto em uma rede local como na internet, com conexões IPX, TCP/IP e Modem. Porém, as atualizações que se dispuseram ao longo do tempo só priorizaram o modo TCP/IP.
Quake ficou famoso por ser o primeiro jogo com todos os gráficos modelados em 3D, visto que outros jogos de tiro utilizavam imagens em 2D e não possuíam total tridimensionalidade (faltavam salas posicionadas uma sobre a outra e olhar para cima e para baixo, por exemplo). Isso se deve a um motor de jogo programado por John Carmack com a ajuda do redator técnico Michael Abrash (que ajudou a renderização a ser efetuada rapidamente).
A trilha sonora é composta de músicas ambientes sombrias criadas por Trent Reznor, o homem responsável pela banda de rock industrial Nine Inch Nails. Existem diversas referências ao compositor dentro do jogo, como a "Arma de Pregos" (Nail Gun), cuja caixa de munição é ilustrado com o logo do grupo musical (NIN).
O código fonte do jogo foi liberado pela Id, sendo possível, portanto, encontrar na Internet diversas modificações do jogo.

Jogabilidade;
No modo single player, jogadores exploram níveis em busca da saída, enfrentando monstros e buscando áreas secretas. Às vezes precisa-se apertar botões e encontrar chaves para abrir portas. Se o jogador morrer volta ao começo da fase, mas pode-se salvar em qualquer ponto.
Em cada episódio deve-se coletar uma runa mágica, sendo as quatro Magia Terrestre (Earth Magic, "Dimension of the Doomed"), Magia Negra (Black Magic, "Realm of Black Magic"), Magia Infernal (Hell Magic, "Netherworld"), e Magia Antiga (Elder Magic, "Elder World"). Após vencer um episódio, o jogador volta à primeira fase, onde pode entrar no próximo, porém sem nenhum dos itens de jogo coletados anteriormente. Após vencer os quatro e conseguir todas as runas, o chão da primeira fase abre-se revelando a entrada para a fase final.
Há três dificuldades, fácil, médio e difícil. Uma quarta, "Pesadelo" (descrita no manual como "tão ruim que foi escondida para pessoas não andarem nela por acidente"), conseguida caindo na água antes da entrada do Episódio 4 e pulando em uma passagem secreta, ou através do comando "skill 3" via console.

Power-UPS:
Há três diferentes power ups no jogo:
  • Quad Damage:uma runa azul com o formato do logotipo da franquia que multiplica os danos por quatro.Geralmente se encontra escondida em áreas secretas.
  • Anel das Sombras:um anel dourado que deixa o jogador invisível por certo período de tempo, mas se este atirar,as criaturas em volta irão persegui-lo, sendo uma referência óbvia a Senhor dos Anéis.
  • Pentagrama da Proteção:uma runa que deixa o jogador invunerável por certo período de tempo.
Multiplayer:
O aplicativo utilizado para jogar em modo multiplayer divide-se em "Quake Original" e "Quake World". Este segundo foi criado para suprir uma falha do original em partidas via Internet, onde ocorre perda de pacotes: é a ocorrência do popular Lag. Esclarece-se que o QuakeWorld não é um novo jogo, mas apenas um aplicativo auxiliar para melhora no desempenho quando jogado pela Internet. No entanto, o advento desta melhoria separou as comunidades jogadoras, que já estavam acostumadas apenas ao "original". Além disso, possibilitou a criação de novas vertentes, como o Team Fortress e o Rocket Arena.
A diferença entre estes dois aplicativos está na criação de novos servidores, exclusivos ao aplicativo "Quake World", o que ocasionou a separação citada. Exemplo: se um servidor foi criado em Quake Original, não será possível um jogador que esteja utilizando Quake World acessar este servidor e vice-versa.

Monstros:
  • Grunt
  • Enforcer
  • Rottweiller
  • Rotfish
  • Scrag
  • Ogre
  • Spawn
  • Fiend
  • Knight
  • Death Knight
  • Vore
  • Shambler
Pacotes de expansão:
Foram lançados dois pacotes de expansão oficiais para o jogo.Ambos, adicionam novas armas, mapas e monstros, enquanto a atmosféra gótica continua a mesma.Foi lançado também um terceiro e último pacote de expansão não-oficial, intitulado "Final Mission: Abyss of Pandemonium", desenvolvido pela Impel Development Team.
Quake Mission Pack 1: Scourge of Armagon
Quake Mission Pack 1: Scourge of Armagon é o primeiro pacote de expansão oficial para o jogo, lançado em 28 de Fevereiro de 1997.Foi desenvolvido pela Hipnotic Interactive.Adiciona 15 novas missões para o modo single-player, um novo mapa para o modo multiplayer e características para o gameplay, não inclusas no jogo original, como estruturas rotacionáveis e a possibilidade de quebrar algumas das paredes. Novos ínimigos, como o Centroids, um grande escorpião cibernético que faz o uso de uma nailgun(pistola de pregos), o Gremlin, um pequeno duende que rouba as armas do protagonista e se alimenta do corpo inimigo, e por fim, Spike Mines, globos flutuantes que explodem quando o jogador chega muito próximo. Novas armas incluindo, Mjolnir, um grande martelo elétrico, um canhão laser(laser cannon), e por fim o "Proximity Mine Launcher", que atira granadas que ficam estáticas em um local, e automaticamente explodem quando o inimigo está muito perto.
O Enredo do jogo, apresenta Armagon,um general das forças Quake, que está planejando invadir a terra, via um portal nomeado "rift".Armagon é descrito como um grande gremlin, com pernas cibernéticas e que faz o uso de Lança-Foguetes.
Quake Mission Pack 2: Dissolution of Eternity
Quake Mission Pack 2: Dissolution of Eternity é o segundo pacote de expansão oficial, lançado no dia 31 de Março de 1997.Adiciona 16 novas missões para o modo single-player e diversos novos inimigos. Dentre os monstros, temos a Enguia Elétrica, Cavaleiro Fanstasma, Ogro de Granadas multipas, Micélio do Inferno, Guardiões, Wrath(Mortos-Vivos flutuantes), Guardiões(antigos guerreiros recucitados), Múmias e estátuas de vários inimigos que ganham vida. Adiciona também, novas tipos de munições para as armas, sendo uma destas novas munições, a "Cluster Grenades" que ao soltar uma única granada com o Lança-Granadas, essa granada é multiplicada por várias.

Quake test;Conhecido por Beta, Alpha ou Pre-release foi lançado em 24 de fevereiro de 1996 por John Romero a fim de reportar Bugs para a versão comercial, essa versão continha apenas o modo Deathmatch e três mapas.